sexta-feira, 1 de julho de 2016

A vida é muito curta para morar no Rio?

Muitos amigos tem compartilhado uma matéria que me causou um certo desconforto.
A matéria diz que a vida é muito curta para morar no Rio, e gonga a cidade e os cariocas em todos os seus esteriótipos de perfeição e defeito.

Roupa colorida, posto 12, zona sul, malandragem e blá blá blá...

mas olha, "criminalidade, pobreza, corrupção e falta de toda a sorte de serviços básicos" são problemas em maior ou menor grau EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO, e sinceramente, pra mim, "romântico" não é chamar o Rio de Cidade Maravilhosa. Fica tranquilão aí, cara, porquê isso é só marketing de turismo, QUALQUER LUGAR DO MUNDO possui um slogan cuja descrição normalmente tenta dar um ar de glamour ao local. Pra mim, romântico é você achar que decidir ir embora da cidade é uma coisa fácil de se fazer e a solução de todos os problemas.

Olha, decidi aqui, vou vender tudo no Enjoei e partir pra SP, a cidade que funciona... ou pro Uruguai, que o 4:20 é legalize... ou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas. Aproveita e vê se leva o Lulu Santos e todo o The voice contigo, ok?

Entendo todos os problemas que temos nessa cidade, mas esteriótipo pra mim é achar que só o povo da zona sul é feliz morando no Rio. Eu já morei em Madureira, Bangu, Méier, Tijuca e foram experiências incríveis, de vivências dentro desses bairros e em suas redondezas. Foi mal aí, mas se você não conhece a codorna do feio em Engenho de Dentro, se você nunca frequentou o tutu de sábado na Portela, enchendo linguiça no grajaú, bar do omar no santo cristo. Então você também nunca foi correr nas paineiras na floresta da tijuca, e você nem sabia que a ZN tem cachoeira! Você também nunca viu que beleza tem os alpes banguenses pra fazer uma fotinha linda no instagram, e você também nunca comeu no Big Russa, nem na batata de marechal.

A vida é muito curta para morar no Rio, amigo, mas enquanto estamos por aqui, sem muitas condições de "dar o vazare", bora curtir essa cidade que tá cheia de coisa maneira pra fazer, e várias lutas para se juntar, porque criminalidade, pobreza, corrupção e falta de serviços básicos tem em todos os lugares do mundo, mas beleza natural e gente boa, de fato, não é qualquer lugar que tem, e talvez por isso o Rio de janeiro tenha esse slogan de "Cidade Maravilhosa".